Naturopatia

 

O que é?

A Naturopatia é um sistema primário de saúde, uma ciência, uma filosofia e uma arte de diagnosticar, tratar e prevenir a doença. A prática da Naturopatia baseia-se em sete princípios a saber:


Vis Medicatrix Naturae - O poder curativo da Natureza

O organismo tem uma capacidade inerente de identificar e remover obstáculos para a sua auto recuperação. Um naturopata actua ajudando a aumentar essa capacidade através de substâncias naturais e de tratamentos livres de efeitos secundários.


Tollem causam - Identificar e tratar a causa

O Naturopata procura identificar e remover as causas que conduziram à doença, e não eliminar ou suprimir sintomas.


Primum non nocere - Primeiro não fazer mal

O Naturopata segue três princípios para evitar fazer mal ao paciente:

1. Utiliza substâncias medicinais naturais.
2. Evita a supressão de sintomas.
3. Respeita o conhecimento do poder curativo individual.


Docere - Ensinar

O Naturopata educa o paciente encorajando à auto responsabilização sobre o conhecimento da saúde, e sobre aquilo que a pode perturbar, conseguindo uma boa relação médico-paciente.


Tratar o Todo

O Naturopata trata o indivíduo tendo em conta os seus aspectos espiritual, mental, emocional, genético, ambiental, social e outros factores.


Prevenção

O Naturopata enfatiza a prevenção da doença afastando o doente dos factores de risco e de susceptibilidade e aplicando terapias que melhorem a sua capacidade auto-imune.


Bem estar

O Naturopata trabalha no sentido de conseguir um bem estar total do indivíduo como um Todo, e ajuda-o a manter esse bem adquirido.