Quiroprática

 

O que é?

A Quiroprática é um ramo da medicina, que corrige os distúrbios dos mecanismos das articulações, especialmente da coluna vertebral. O termo Quiroprática tem a sua origem na palavra grega "kheiro" que significa mão.

A Quiroprática trata de sub-luxações (um osso não está no seu alinhamento em relação ao osso que lhe está imediatamente adjacente, não está em harmonia com os outros). Esse "desalinhamento" pressiona os nervos correspondentes, provocando uma má função de toda a sua área de enervação.

A Quiroprática não trata luxações, isso pertence ao foro do ortopedista.


A sua Origem

A Quiroprática teve a sua origem nos Estados Unidos da América em 1895, através do Dr. D. D. Palmer, (Daniel David Palmer). Apenas 5 anos mais nova que a Osteopatia (iniciada em 1890 pelo Dr. A. T. Still) é hoje ensinada em 22 Universidades, só nos EUA.

Nos Estados Unidos a sua actividade pressupõe 4 anos académicos numa Universidade Médica e 5 anos de prática pós-formação, tal como qualquer outra especialidade médica.

A máxima da Quiroprática é :

"Uma boa estrutura comanda uma boa função"

Significa se tivermos uma boa estrutura óssea, que é o suporte de todo o nosso organismo, todos os seus órgãos funcionarão bem.


Qual é a diferença entre a Quiroprática e a Osteopatia?

A diferença básica está no modo do tratamento. Enquanto que o quiroprático aplica toques rápidos e pouco profundos, nos pontos chave do osso que deverá ser recolocado no seu lugar, sendo o mais importante a rapidez do toque. O osteopata massaja suavemente a área afectada, mobiliza as articulações por tracção ou movimenta-as lentamente no seu movimento habitual e por vezes aplica um movimento longo de alavanca com o ponto de contacto a alguma distância da articulação a ajustar.

Além de que o osteopata segue uma observação / diagnóstico estritamente do ponto de vista alopático, sendo fiel ao seu fundador A. T. Still, ele próprio médico, enquanto que a Quiroprática desde o seu fundador D. D. Palmer que olha para o homem como um ser energético, valorizando o sistema nervoso como o meio condutor da energia individual.

Ao contrário da Osteopatia, a Quiroprática não se preocupa apenas com a má formação osteo-articular em si, mas principalmente pelo que esta vai provocar nos diversos órgãos e sistemas, alterando-lhes a função. Assim, a Quiroprática acredita que através da manipulação e alinhamento, pode resolver doenças tão diferentes como: arritmias, certos tipos de cardiopatias, asmas, amenorreias, problemas gastro-intestinais, etc.


O Método "ACTIVATOR"

Esta técnica é o resultado de 18 anos de estudo e desenvolvimento do Activator.

Baseia-se no sistema das mecânicas do corpo, é uma técnica de ajuste pondo todo o ênfase na metodologia de ONDE e QUANDO AJUSTAR, ou NÃO, e a reconstrução e manutenção normal das partes dinâmica, anatómica e fisiológica do corpo humano.

ESTA TÉCNICA NÃO TRATA SINTOMAS, MAS ANTES REMOVE CAUSAS e tem duas fases fundamentais:

- O diagnóstico, e a
- A técnica propriamente dita

Esta ideia deve ser transmitida de um modo inequívoco ao paciente.