Homeopatia alivia efeitos colaterais de terapias contra o câncer

A revisão incluiu oito estudos envolvendo um total de 664 participantes.

Um grupo de pesquisadores descobriu, por meio de um grupo de 256 participantes, que os medicamentos homeopáticos aliviam alguns efeitos colaterais de terapias contra o câncer. Os medicamentos e as sessões de radioterapia usados no tratamento oncológico têm efeitos colaterais desagradáveis, incluindo náuseas, vômitos, aftas, dermatites, sintomas da menopausa, quedas de cabelos e uma série de outros.

Cerca de um terço dos pacientes de câncer usa terapias complementares, incluindo medicamentos homeopáticos, para tentar reduzir esses efeitos colaterais.

Para tentar descobrir os reais efeitos desses tratamentos, o grupo vasculhou a biblioteca médica Cochrane para fazer uma revisão sistemática das pesquisas científicas que estudam diretamente as evidências sobre a segurança e a eficácia dos medicamentos homeopáticos utilizados com o fim específico de minimizar os efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer.

A revisão incluiu oito estudos envolvendo um total de 664 participantes. O estudo descobriu que as irritações de pele causadas pela radioterapia foram menores em pacientes utilizando pomada de calêndula, quando comparados com um grupo que usou o medicamento alopático trolamina.

Em outro estudo que incluiu 32 participantes, aqueles que tomaram Traumeel S, uma combinação de 14 medicamentos homeopáticos, tiveram menos aftas causadas pela quimioterapia do que aqueles que tomaram placebo.

Dois pequenos estudos sobre os efeitos adversos da radioterapia foram positivos, mas tinham problemas de metodologia, e dois pequenos estudos sobre os efeitos adversos da quimioterapia não mostraram quaisquer efeitos positivos.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL