Covid-19

Quais os principais sintomas?
Em geral são os sintomas de uma gripe vulgar, começa por febre, tosse que pode levar à falta de ar, pneumonia, em alguns casos insuficiência cardíaca ou insuficiência renal e a morte.


A maioria dos casos resolver-se-á com facilidade, com os cuidados normais de uma gripe, ou seja, ficar em casa resguardado, beber tisanas, comida leve para que o organismo não seja sobrecarregado com uma digestão pesada e difícil ao mesmo tempo que está a tentar recuperar da gripe.
Todos os que têm fragilidade pulmonar porque se constipam com facilidade, porque à mínima mudança de quente para frio ficam com gripe, porque sofrem de sinusite, renite, alergias devem ter o dobro do cuidado.
E como diz o bom senso, devem ficar em casa, evitar as correntes de ar, a mudança brusca de temperaturas, a exposição ao sol por longo tempo, os passeios por jardins ou arvoredo (estamos na Primavera) e tudo aquilo que já sabem que vos afecta.

A abordagem homeopática
Muitos dos meus pacientes, amigos e familiares têm colocado a pergunta:
Podemos tomar algum medicamento que seja preventivo desta epidemia?
Não, não podem.
Porque a Homeopatia é um sistema individualizado, cada caso é um caso, cada doente apresentará sintomas que lhe serão peculiares e que definirão o seu caso e que será diferente do seu familiar.
Não é a 1ª vez que numa mesma família, dois irmãos com gripe tomam medicamentos diferentes.
Cada pessoa sentirá os sintomas conforme o seu nível de saúde, conforme as suas características pessoais, conforme tudo aquilo que já sofreu.

Então o que posso fazer para me proteger?
O que costuma fazer no início de cada inverno, tomar vitamina C, melhorar a sua alimentação, beber líquidos, estar atento às suas funções corporais, proteger-se das diferenças de temperatura, andar agasalhado, independentemente se está um belo dia de sol.
Sobretudo usar de BOM SENSO, e de momento FIQUEM EM CASA.
Aproveitem este período para fazerem tudo aquilo que não tinham tempo. Desfrutem.